quinta-feira, 19 de abril de 2018

Hall de entrada






Foi no Outono de 1911, precisamente em 8 de abril, que Hercílio Luz adquiriu terras de Jacob Bunn localizadas no distrito de Taquaras, no município de Rancho Queimado. Conheceu a região no período em que viajada como engenheiro da província (1888), na busca de solução para os problemas da estrada que ligada Lages e Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis).
Inicialmente, a edificação foi construída para ser residência da família Schwinden. Após a aquisição, o imóvel foi ampliado com um anexo de dois pavimentos e se tornou o local onde Hercílio Luz descansava com sua família (ele tinha 19 filhos de dois casamentos), recebia amigos e correligionários.
Desde 1920, a saúde de Hercílio Luz dava sinais de fragilidade. Isso fez com que freqüentasse mais vezes sua propriedade rural.
Logo após o falecimento do governador, em 1924, a família se desfez da propriedade. A Casa foi vendida em 1925 para Roberto Schütz, cuja família se manteve com proprietária do imóvel até a década de 1980.
Nessa época, a comunidade local e publicações na imprensa apelavam pela preservação da casa, que se encontrava em condições de abandono.
Atendendo às reivindicações da comunidade, em fevereiro de 1984 o Governo do Estado adquiriu a Casa e chácara adjacente, com 184.413m². A intenção, naquele momento, era ocupar a edificação para a realização de um projeto estadual de pesquisa e extensão do segmento agrícola. A fundação Catarinense de Cultura (FCC) ficou responsável pela elaboração e execução da obra de restauro.
Com o fim da obra de restauro, a Casa foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Santa Catarina por meio do Decreto de Tombamento nº 25.880, de 5 de junho de 1985, e devolvida à comunidade para seu uso e o conhecimento de todos os catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário