sexta-feira, 20 de abril de 2018

História da Casa


O Museu Casa de Campo do ex-governador Hercílio Pedro da Luz é mantido pela Fundação Catarinense de Cultura, órgão do governo do Estado de Santa Catarina. É o ponto turístico mais famoso e visitado do município de Rancho Queimado. O museu, conhecido por Casa de Campo, também está registrado no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, participando ativamente com exposições permanentes e temporárias, eventos culturais, entre outros.

O atual conjunto composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.800.

Edificação do início do século XX, apresenta arquitetura em tijolo aparente, telha plana e cobertura em duas águas, característica cultural do imigrante alemão, predominante na região. Em 1911, o então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, por motivos de saúde, adquiriu a edificação para utilizá-la como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região, imitando a intelectualidade do eixo Rio – São Paulo, que desfrutavam das mesmas condições em Petrópolis e Campos do Jordão, respectivamente.

A edificação, que inicialmente apresentava apenas pavimento térreo, sofreu reformas com a instalação de um anexo em dois pavimentos com sótão. Mantiveram-se as características originais, com destaque para o balcão com guarda-corpo em tijolo aparente, lambrequins no acabamento do beiral e a cobertura com telha francesa em cimento. Em frente ao museu o então governador construiu uma igreja, em homenagem à sua esposa.

Atualmente a Casa apresenta sala de exposição permanente – denominada Memorial Hercílio Luz – com mobília e louças originais da época que pertenceu a Hercílio Luz.

Fonte: https://www.portaldorancho.com.br/portal/a-cidade/casa-de-campo-hercilio-luz
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário